É hora de receber a visita do verde na sua casa, com uma lista de quinze plantas grandes pra sala. As estrelas deste vídeo levarão seu espaço pra um outro nível, com folhas largas, gigantes e que preenchem seu cômodo com muito charme e estilo. Nossa jardineira Carol Costa mostra que dá pra ter plantas realmente grandes, se você escolher as espécies certas!
A cara do luxo e da riqueza, o Ficus lyrata ganha este nome por causa de suas folhas grandes em forma de lira. De crescimento lento, vale a pena adquirir um menorzinho pra economizar e usar um suporte pra elevar o vaso. Se o problema é espaço mas você quer muito a planta, procure o Ficus lyrata “Bambino”, uma variedade menor mas igualmente charmosa.
O Ficus elastica aparece aqui em duas variedades, o “Burgundy” de folhas bem escuras e bainhas avermelhadas que protegem as folhinhas novas e, o “Ruby”, com uma incrível folhagem rajada de creme, verde e rosa. Ambas as plantas são parentes próximos do figo (Ficus carica), a árvore frutífera. Já o Ficus microcarpa é uma variedade bem usada em bonsais, se adaptando em vasos menores e suporta bem o calorão, até mesmo da praia!
Pleomele (Dracaena reflexa) é uma planta bem flex: dentro ou fora de casa, suporta sol na sua versão mais clara e sombra, na versão escura. A Dracena arborea pode alcançar até dez metros de altura mas, se comporta bem em espaços internos – perfeita pra consultórios e escritórios. A dracena-bambu (Dracaena surculosa) possui ramos mais finos e folhas pintadinhas. O conhecido pau-d’água (Dracaena fragans), também chamado de bambu-da-sorte, pode ser facilmente encontrado.
Quer algo mais colorido? Vá de crótons (Codiaeum variegatum), um grupo grande de plantas com cores incríveis e formatos de folhas diversos. Com manchas brancas em suas folhas arredondadas, a arália-da-folha-redonda (Polyscias scutellaria) é prima da árvore-da-felicidade, só que com folhas maiores. Algumas pessoas chamam a árvore-da-felicidade de macho (Polyscias guilfoylei “Crispa”) e fêmea (Polyscias guilfoylei) mas são apenas de variedades diferentes.
Na lista de palmeiras, a ráfis surge com um jeitinho mais delicado: a Rhapis humilis tem folhas mais finas e dá mais flores. A chamedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii), de folhas bem mais ralas e que dão um efeito incrivelmente leve no seu paisagismo. Já da turma de folhas largas, a palmeira-leque (Licuala grandis) sempre chama a atenção de todos.
Plantas que curtem umidade e possuem folhas grandonas: o charuto-cubano (Calathea lutea) curte uma claridade e solzinho fraco. O lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii “Sensation”) conquista pela folhagem brilhante e flores brancas. Agora, se quer impressionar e tiver sorte de encontrar um lírio-da-paz variegado leve-o pra casa: essa é uma planta linda, mesmo quando está sem flor.
Quer arrasar no paisagismo da sua casa? O módulo Paisagismo em Vasos da Universidade Minhas Plantas é perfeito pra você aprender a criar espaços únicos juntando plantas e decoração.
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Ficus lyrata
Ficus lyrata “Bambino”
Ficus elastica “Burgundy”
Ficus elastica “Ruby”
Ficus microcarpa
pleomele (Dracaena reflexa)
Dracaena arborea
dracena-bambu (Dracaena surculosa)
pau-d’água (Dracaena fragans)
cróton (Codiaeum variegatum)
arália-da-folha-redonda (Polyscias scutellaria)
árvore-da-felicidade (Polyscias guilfoylei “Crispa”)
Rhapis humili
chamedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)
palmeira-leque (Licuala grandis)
charuto-cubano (Calathea lutea)
lírio-da-paz variegado e lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii “Sensation”)