A rosa é um símbolo atemporal de beleza, o que faz da flor uma queridinha entre jardineiros principiantes e veteranos. Se está
pensando em cultivar suas próprias rosas, mas não tem espaço suficiente no jardim, vai ficar feliz em saber que a maior parte das espécies pode ser cultivada em vasos com muito sucesso. Para dar um toque de elegância à sua casa ou jardim, basta comprar vasos de tamanho apropriado, um substrato equilibrado e fornecer muita água e luz solar.
Escolha um vaso espaçoso. O recipiente escolhido precisa ser grande o suficiente para acomodar a espécie de rosa e o número de pés que pretende plantar, deixando um pouco de espaço no recipiente. As mini rosas, que atingem apenas de 15 cm a 45 cm de altura, precisam de um vaso com profundidade média de 15 cm a 20 cm, enquanto as espécies maiores podem precisar de pelo menos 20 cm de profundidade para que as raízes possam se desenvolver confortavelmente.
Prefira um vaso leve caso planeje mudar a roseira de lugar.Os recipientes feitos de materiais como plástico, fibra de vidro e componentes recicláveis podem ser carregados com facilidade e mudados de posição. Essa característica é bem vantajosa se você pretende ficar levando e trazendo as rosas para dentro e para fora de casa.
Veja se o recipiente tem drenagem adequada. Procure vasos com buracos no fundo. Essas aberturas possibilitam que a água escoe, diminuindo as chances de ficar empoçada.