Cantinho do Video

Como Cultivar Espada de São Jorge e Conhecer as Diversas Qualidades Que Existem

URL

Você não curtiu. Obrigado pela sua opinião!

5 meses atrás em Plantas Hortas e Jardinagens
DIREITOS AUTORAIS: Minhas Plantas

A Sansevieria é uma planta plural: tem muitos nomes, propriedades científicas e até mesmo, mágicas. Seja conhecida pelo nome de Sanseveria, Sansevieria, espada-de-são-jorge, punhal-de-santa-bárbara, lança, espadinha ou espada-de-ogum, essa planta é fácil de cultivar, bonita e tem em todos os tamanhos e formatos. Vem conhecer mais segredos neste dossiê completaço da nossa jardineira Carol Costa sobre a Sansevieria.

A Sansevieria é realmente uma guerreira, talvez por isso, seus nomes populares sempre são associados à força, proteção e armas empunhadas por cavaleiros, como lanças e espadas. Mas, o nome Sansevieria é o gênero da planta, um grupo bem grande de espécies que compartilham características bem próprias. Mesmo com algumas espécies com folhas cilíndricas, como a lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica), a longilínea sanseviéria-japonesa (Sansevieria hybrid) e a achatada e larga sanseviéria-tu-e-eu (Sansevieria hybrid), todas essas plantas pertencem ao mesmo grupo (gênero).

Vindas do continente africano e asiático, a Sansevieria possui 130 espécies conhecidas. É uma família e tanto! Como características principais, todas elas possuem folhas carnosas e rizomas, uma estrutura nas raízes que é especializada em armazenar água e nutrientes. Se ficou com dúvida sobre o que é o rizoma, lembra do gengibre, é um ótimo exemplo. Mas, nem todas as Sansevierias são iguais. Tem a Sansevieria trifasciata “Golden Hahnnii” com suas folhas de bordas amarelas, a Sansevieria boncel e seu formato de crescimento espiralado, a coroa-dinamarquesa (Sansevieria trifasciata) e suas largas folhas rajadas mas, falando em folhas largas, a vitória (Sansevieria masoniana) ganha tranquilamente, com uma estrutura rígida e quase coriácea.

Cultivar Sansevieria é super fácil. A planta mostra que é guerreira, sobrevivendo em sol forte, sombra, em vasos ou no solo, dentro ou fora de casa. Essa é valente! De crescimento bem lento, a Sansevieria é daquelas que poupa (água e nutrientes) pra usar em momentos mais extremos. Pra cuidar, não tem segredo: água, solo drenado e raios de sol – apesar dela resistir até em locais de sombra, a planta se beneficia dos raios solares pra chegar à sua beleza máxima.

Cientificamente, as Sansevierias são ótimas plantas pra se ter em casa. Com pesquisa atestada pela NASA, essas são espécies com um alto poder de filtragem de poluentes. Poeira, fuligem e até mesmo produtos químicos que temos dentro de casa, passam pelas folhas dessa planta e deixam o ar do ambiente mais puro.

Pragas? Rá, a Sansevieria ri do perigo. Até mesmo as pragas pensam duas vezes antes de desafiar essa planta pra um duelo. O truque é manter a adubação em dia e a Sansevieria se encarrega do resto. Prefira usar Bokashi, que é um adubo bem completo, seja na forma farelada ou líquida, usando um tiquinho a cada mês. Tem um vídeo explicando como usá-lo, aqui no fim da descrição. Se alguma cochonilha corajosa ou sem juízo aparecer na sua Sansevieria, basta limpar a planta com água misturada um pouquinho de sabão e um paninho. As folhas firmes aguentarão a limpeza e adeus, cochonilha.

Você já deve ter visto algumas espada-de-santa-bárbara trançadinhas. Nossa louca das plantas gosta de dessamarrá-las e aproveitar o desenho ondulado que as folhas formam pra criar arranjos e, o que sobra, vira uma mudinha. É bem fácil reproduzir essa planta, basta espetar uma folha num vaso e, tchanã! Uma nova Sansevieria virá à galopadas! Outra forma de ter uma muda da planta é através do rizoma. Pra sua planta ficar feliz da vida, use substrato pra cactos e mudas, é bem drenado e perfeito pra essas espécies.

É ou não uma planta mágica? Aguenta sol e chuva, combate poluentes, é resistente e não dá trabalho nenhum pra cultivar. Agora é correr no garden center ou floricultura da sua preferência e convocar um exército de Sansevieiras pra sua casa. Fale com o gerente ou vendedor da sua loja preferida e mostre este vídeo. Todas as plantas deste vídeo são da NaturAYO, o maior produtor de Sansevierias do Brasil.

Deixe um comentário!