Aprenda fazer o autentico e tradicional feijão tropeiro mineiro, se você nunca experimentou, tá perdendo uma das melhores iguarias da culinária brasileira, minha gente.
Sabe aquela comida que te faz sentir em casa? Então, é exatamente assim que o feijão tropeiro faz a gente se sentir. Ele é uma mistura de feijão cozido, torresmo crocante, linguiça defumada, farinha de mandioca, alho, cebola, couve e um monte de temperos deliciosos.
Mas a história desse prato é tão rica quanto o seu sabor. Ele surgiu nos tempos dos tropeiros, aqueles caras que andavam a cavalo pelo Brasil vendendo produtos e trocando mercadorias. Como precisavam de uma comida prática e nutritiva para a viagem, inventaram o feijão tropeiro e de lá pra cá ele só ficou cada vez mais famoso.
E aí, como é que se come esse trem? Bom, em Belo Horizonte, onde o feijão tropeiro é a estrela dos botecos e restaurantes, ele geralmente é servido com arroz branco, couve refogada, um ovo frito, bife de pernil e aquele torresmo crocante. E é claro, não pode faltar aquela pimentinha pra dar aquele toque especial.
Mas sabe o que é melhor? O feijão tropeiro é um prato super versátil, e você pode adaptá-lo do jeito que quiser. Ele fica incrível como acompanhamento de um churrasco, ou então, se você quiser uma opção vegetariana, pode usar proteína de soja no lugar da carne e adicionar mais legumes.
Eu tenho certeza que, depois de experimentar o feijão tropeiro, você não vai mais querer saber de outra coisa. Então, se você quer aprender mais sobre essa delicia mineira e descobrir como preparar um feijão tropeiro perfeito!
INGREDIENTES:
500g de toucinho picado
500g de feijão roxinho
2 folhas de louro
meio gomo de linguiça calabresa
meio gomo de linguiça portuguesa
meio gomo de linguiça paio
250g de linguiça de pernil
200g de bacon magro
2 cabeças de alho amassado
2 cebolas picadas
350g de farinha de mandioca torrada
7 folhas de couve
4 ovos
sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO COMPLETO NO VIDEO ACIMA.