Cantinho do Video

O que é Cardamomo – Para que serve e como utilizar

O cardamomo (Elettaria Cardamomum) tem sua origem datada no ano de 700 d.C., na Índia meridional, e de lá espraiou-se para a Europa, em meados de 1200. São plantas nativas das florestas úmidas do sul da Índia, do Sri Lanka, Malásia, Tailândia e América Central.

Algumas pessoas nunca ouviram falar desta especiaria, mas o Cardamomo tem conquistado o paladar dos brasileiros! Muito utilizado na culinária e na medicina alternativa asiática, já conquistou adeptos em todo o mundo.

Nutrientes e propriedades medicinais

O Cardamomo é rico em fibras alimentares e carboidratos. Cada 100 gramas fornece 300 calorias. Além disso, possui as vitaminas A, B e C, e os minerais Magnésio, Ferro, Cálcio, Potássio e Sódio.

Além de conter muitos nutrientes, o Cardamomo também possui diversas propriedades medicinais, trazendo benefícios à saúde. Saiba quais são!

– Se consumido em bebidas quentes, ajuda a expectorar o catarro, auxiliando em casos de bronquite, asma, gripe e tosse;
– O chá de Cardamomo com mel alivia dores de cabeça;
– Aumenta a produção de saliva, o que auxilia na digestão dos alimentos;
– Seus óleos ajudam na prevenção de gases e inchaço abdominal;
– Possui cineol, um tipo de óleo com propriedade antibacteriana que atua contra a Helicobacter Pyloni, bactéria causadora das úlceras estomacais;
– As propriedades antibacterianas do óleo de Cardamomo auxiliam na manutenção da saúde bucal, além de prevenir dores de dente;
– Possui eucaliptol, cânfora e borneol, que aumentam a circulação sanguínea corporal, podendo ajudar a combater a perda da libido e disfunção erétil;
– As fibras e o potássio ajudam a manter o equilíbrio da pressão arterial;
– Rico em fotoquímicos, o Cardamomo ajuda na prevenção dos cânceres de mama, ovário e próstata;
– Suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele;
– Considerado antidepressivo, auxilia em casos de estresse e mau-humor;
– O Cardamomo destaca-se ainda pelo seu efeito diurético e laxante.

Extremamente versátil, o Cardamomo é utilizado de inúmeras maneiras. Na gastronomia, entra no preparo de pratos doces, como bolos e pudins; salgados, como pães, sopas e também como um dos ingredientes para o preparo da famosa Garam Masala típica da culinária Indiana; e bebidas quentes ou frias, como café e refrescos, ou mesmo somente o fervendo junto com o leite.

Em casa, é possível utilizar inteiro, moído ou o óleo de Cardamomo. Se usar inteiro, basta pressionar as bagas levemente para abrir, e deixar que as sementes liberem sabor e aroma. Após o cozimento, descarte as cascas, pois não são comestíveis. Se preferir já moído ou em óleo, vá com calma, pois o gosto e o aroma são fortes, podendo se sobrepor aos demais componentes.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário!