Cantinho do Video

Veja o Que Você Precisa Ter Para Iniciar Uma Horta em Casa

URL

Você não curtiu. Obrigado pela sua opinião!

2 semanas atrás em Plantas Hortas e Jardinagens
DIREITOS AUTORAIS: Minhas Plantas

Hoje é dia de anotar os materiais pra você “materializar” seu sonho de ter uma horta em casa! Neste segundo vídeo da série “Horta em casa”, nossa jardineira Carol Costa listará todos os apetrechos que serão úteis nesta sua jornada de tornar-se o futuro proprietário de uma colheita feliz. Sem eles, não têm como cultivar uma horta em casa, nem mesmo um pé de feijãozinho.

Primeiro item da lista, vasos. Pode ser um lindão, pode ser o mais simples que encontrar mas, o vaso precisa ter, pelo menos, 30 cm de altura. Os de plástico possuem a vantagem de serem leves, fáceis de higienizar e duráveis. É importante que tenham muitos furos pra drenar bem o excesso de água. Se quiser aproveitar bem o espaço, uma jardineira quadrada, como a da Vasart, da linha Cubos, com 60 x 30 x 30cm, é um investimento que valerá a pena. Se tiver varanda, dá pra aproveitar ainda mais com vasos suspensos. Quanto mais vasos, melhor contanto que caibam no seu espaço!

Pra começar o cultivo, dá pra improvisar um berçário com rolinhos de papel higiênico. Aliás, papelão é um materiais perfeitos, porque duram o tempo exato da semente se desenvolver e começam a se decompor naturalmente. Na falta de rolinhos, use caixas de ovos, bandejas de isopor altas e até potes de sorvete.

Agora que temos o local pra plantar, vamos às plantas. A melhor escolha são sementes, bem fáceis de adquirir, são baratas e não ocuparão espaço. A Isla Sementes tem uma infinidade de espécies e você encontra os envelopes de sementes em gardens centers e até pela internet, enviando pra todo o Brasil. Vale pesquisar e fazer a escolha do tipo certo pra sua necessidade, corre lá no site e já comece a namorar as espécies que você quer cultivar.

Adubo é o alimento da planta e, é até mais importante do que o substrato. Sem ele, não tem nutriente e nenhum vegetal crescerá vigoroso até a colheita. Tem o Bokashi, como o da Yes, We Grow!, um adubo orgânico bem completo e rico em macro e micronutrientes, além de conter microorganismos benéficos e que melhoram a qualidade do substrato. Você encontra Bokashi em gardens centers e internet. Um outro bom adubo é o húmus de minhoca, que também é orgânico.

Sem água, a horta não vai pra frente. Então, anote duas opções pra usar em suas plantas: regador e pulverizador ou, pistola de irrigação. Regadores são bem baratos e fáceis de usar, principalmente em hortas pequenas e, com o pulverizador, é uma dupla portátil e bem útil. Um pulverizador de pressão acumulada serve pra poupar esforço e é ótimo pra molhar canteiros recém semeados e berçários sem esparramar ou soterrar as sementinhas. Se você tem um espaço grande pra sua horta, parta para uma pistola de irrigação, que se adapta em uma mangueira e otimiza o seu trabalho. Melhor ainda se encontrar uma pistola de irrigação com um recipiente adaptador pra usar adubo sólido ou líquido.

Uma tesoura é uma mão na roda pra qualquer jardineiro. Mas, entre uma tesoura comum e uma de poda, tem uma intermediária que serve pra maioria das tarefas: uma tesoura de desbaste. A de poda serve pra galhos e caules mais lenhosos, o que é bem difícil de ser encontrado em uma horta. O mais comum são caules macios e folhas finas, o que é fichinha pra uma tesoura de desbaste.

Conhece as palhinhas protetoras? Pode ser cascas de pínus, palha de arroz carbonizada, serragem, aparas de grama seca… tem que ser um material seco, de origem vegetal e, orgânico – isso é importante quando se trata de serragem, já que algumas madeiras usadas em marcenarias e carpintarias possuem tratamento químico. Procure na sua região algum tipo de palhinha, tem um link no fim do texto com uma enorme lista de opções.

E, pra manter as pragas longe da sua colheita, iscas entomológicas. São folhas de papel colante, bem grudentas, onde os insetos ficam presos quando pousam sobre elas. São atóxicas e não colocam nenhum dos membros da casa em perigo, nem mesmo insetos benéficos.

Deixe um comentário!