O Cártamo é uma planta que se adapta facilmente em qualquer região, chegando há medir de 30 a 150 cm de altura.
Suas sementes chegam a conter cerca de 30% a 45% de teor de óleo em cada flor e possui diversas utilidades como na fabricação de cosméticos, na produção de biodiesel e indústria bioquímica.
Além disso, os nutricionistas afirmam que ela ainda proporciona vários benefícios ao corpo quando utilizado como alimento, já que é rico em Ômega 6.
Veja os benefícios e saiba mais sobre o óleo de Cártamo.
O óleo das sementes tem um alto valor dietético auxiliando na redução do nível de colesterol, doenças circulatórias e cardíacas.
Como é rico em Ômega 6 ele ainda tem o poder de potencializar o sistema imunológico e contém propriedades anti-inflamatórias.
Além de todos esses benefícios, ao mistura-lo com outras substâncias, formam um ácido que contribui na queima de gorduras e na tonificação dos músculos.
O óleo ainda ajuda a diminuir as celulites e as gorduras localizadas acelerando o metabolismo.
Porém, ele não é indicado a gestantes, lactantes, crianças e diabéticos, tendo efeitos colaterais em pessoas que sofrem de síndrome metabólica ou problemas que oferecem riscos ao coração.
O ácido linoleico utilizado em sua composição é usado como óleo para temperar saladas, pode ser aquecido para consumo e faz parte da fabricação de margarinas.
Além disso, ele é comercializado em cápsulas para consumo que devem ser ingeridas preferencialmente antes das refeições.
Ele é vendido em lojas de suplementos alimentares, produtos naturais e pela internet.
Seus benefícios não foram comprovados, mas é vendido e consumido normalmente.