Você sabe o que são óleos essenciais? São óleos feitos de plantas,( flores, folhas, raízes, caules) esses óleos substituem vários medicamentos farmacêutico. Há 20 mil estudos científicos mostrando a eficiência de vários óleos na saúde.
Quem é de Minas Gerais, há muito tempo, conhece a planta ora-pro-nóbis. É comum ver na região mineira esta planta nos quintais das casas e nas cercas vivas de sítios e chácaras, além de ser típico da região utilizá-la como alimento em casas e restaurantes de Minas Gerais. Em Minas, essa planta é conhecida como”bife de pobre” por ser um alimento econômico, nutritivo, proteico e acessível.
Várias pessoas ainda não a conhecem e neste conteúdo serão passadas informações importantes sobre os atributos desta planta.
Saibam mais sobre esta planta e suas propriedades nutricionais, pois é rica em proteínas e aminoácidos.
As folhas da planta ora-pro-nóbis são uma boa alternativa alimentar, por sua rica constituição nutricional, para quem pratica o veganismo.
O que é Ora-pro-nóbis?
Ora-pro-nóbis é uma cactácea com hábito de liana (cipó), de flores vistosas e folhas ricas em componentes nutricionais.
Sendo uma cactácea trepadeira, é espinhosa, possui folhas bem resistentes e se desenvolve com facilidade em diversos tipos de solo, se adaptando bem mesmo em terras pouco férteis e úmidas.
Suas folhas são utilizadas seja como alimentos que para fins medicinais. Seus frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.
2. Nome científico
Pereskia aculeata, é o nome científico desta planta conhecida popularmente por ora-pro-nóbis. A planta recebeu esse nome, Pereskia, em referência ao botânico francês Nicolas-Claude Fabri dePeiresc, e o termo aculeata, em latim ăcŭlĕus, significa agulha ou espinho.
Existem várias Pereskias, mas a única que se pode comer é Pereskia aculeata, de flores brancas e miolo alaranjado.
3. Procedência do nome ora-pro-nóbis
Essa planta recebeu esse nome popular porque em Minas Gerais é comum encontrar essa planta nos quintais das casas. Em tempos de outrora, os mineiros colhiam as folhas de ora-pro-nóbis no quintal de um padre, enquanto ele rezava à missa, repetindo o refrão em latim: ora pro nóbis, que significa ora por nós.
Devido à esse fato sui-generis, esta planta passou a ser chamada, popularmente, de ora-pro-nóbis.
4. Origem e ocorrência da planta
Esta cactácea trepadeira folhosa é nativa do continente americano, espalhada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, sendo encontrada também nas Ilhas do Caribe.
No Brasil, esta planta é encontrada nos estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
5. Cultivo da ora-pro-nóbis
Pode-se realizar o plantio dessa planta através de estacas plantadas em solo fértil, para criar raiz. Depois de enraizada, é transferida para local definitivo.
Em períodos de chuva pode ser plantada diretamente no local permanente, só não é recomendado plantar em lugares encharados, pois a planta prefere lugares mais secos. Quando plantada por estaquia, esta planta se desenvolve, de forma lenta nos primeiros 3 meses. Ao formar as raízes, o crescimento dela se acelera.
Sua floração, de flores brancas, pequenas e perfumadas, pode ocorrer na época de janeiro à abril. Os frutos amarelos e redondos, desta planta, aparecem no período de junho à julho.
A queridinha da Aromaterapia .
Algumas Maneiras de aplicação do Óleo de Lavanda Francesa:
Sistema Nervoso Central: Vários estudos mostram que a inalação desta lavanda tem um efeito relaxante e calmante sobre o Sistema Nervoso Central, tornando-se uma ótima alternativa para aliviar o estresse, ansiedade, depressão, fadiga,
Regularização do Sono : Adicionar algumas gotas de óleo de lavanda a um difusor ao lado da cama à noite pode ajudar a relaxar a mente e o corpo e melhorar o sono em geral. Pingar 2 gotas no travesseiro também é excelente.
Sistema Digestorio :náusea, estudos demonstraram que inalar este óleo de lavanda pode aliviar sentimentos de náusea ou enjoo.