Obrigado! Mostre para seus amigos!
Você não curtiu. Obrigado pela sua opinião!
Quem brincou na casa dos avós, lembrará que lá existia ao menos uma bela samambaia pendurada numa parede. Essa adorável planta com jeitão vintage, foi revisitada e virou uma paixão moderna. Nossa jardineira Carol Costa visitou as estufas de Giardino di Cosi, para conhecer um mar de samambaias e todos os segredos dessas jurássicas plantas. Depois de assistir este vídeo, você cuidará de suas samambaias como um profissional!
Samambaias são os dinossauros das plantas, tão antigas que nem se reproduzem por flores, e sim, através de esporos. Aquele processo, de flor sendo polinizada por inseto e virando cápsulas de semente, nem existia e as samambaias já deixavam seus descendentes através daquelas “bolinhas” do verso de suas folhas. Semente é um termo errado para designar a formações que aparecem nas folhas de samambaias adultas mas, é uma forma fácil de explicar pra grande maioria das pessoas, como a planta se reproduz. Se você acabou de adquirir uma samambaia em um garden center ou floricultura, é bem provável que ela ainda não tenha esporos, já que as plantas comercializadas são quase sempre jovens. Aliás, se quiser samambaias como as do vídeo, pode solicitar ao gerente do seu garden center, pet shop ou hipermercado preferido, que adquira diretamente com o Veiling Holambra, distribuidor exclusivo das plantas de Giardino di Cosi.
As samambaias mostradas neste vídeo são da espécie samambaia-americana (Nephrolepis exaltata). Essas plantas não curtem correntes de vento e adoram umidade. Lembra que elas quase sempre eram cultivadas em xaxins? Os antigos vasos desse material mostram o tipo de substrato que uma samambaia ama: poroso, segurava a umidade sem deixar água acumular. E essa regrinha de evitar vento e boa umidade serve para todos os tipos mais conhecidos e cultivados de samambaias: americana, havaiana, prateada, de metro, andorinha…
Outra particularidade dessa planta: adora claridade. É comum trazer aquela samambaia cheia de ramos e, aos poucos, um dos lados do vaso começa a perder folhas. Isso acontece porque o lado que recebe menos luz do sol acaba definhando. A dica profissional é, quando ter uma samambaia toda verde, virar o vaso aos poucos, para que cada parte da planta receba claridade. Só um tico, uns 12 graus (alô, professor de geometria!) a cada mês. Se a planta está com todos os lados bem maltratado, com ramos secos, aí, só resta remover os galhos e partir pra uma nova samambaia.
-
15 PLANTAS GRANDES pra ter em CASA: sugestões para DECORAR a SALA6 days atrás
-
Descubra o SEGREDO para deixar sua ZAMIOCULCA sempre SAUDÁVEL4 weeks atrás
-
Faça seu LÍRIO da PAZ dar MUITA FLOR! 5 DICAS pra CUIDAR BEM da planta1 month atrás
-
TRUQUES de OURO para MELHORAR a REGA das PLANTAS1 month atrás
-
DICAS pra CULTIVAR CIDREIRA, capim-limão e CITRONELA2 months atrás
-
MILAGRE da MULTIPLICAÇÃO: os SEGREDOS da JARDINAGEM que FUNCIONAM2 months atrás
-
Como tirar FUNGO BRANCO das PLANTAS2 months atrás
-
4 PASSOS FÁCEIS para PLANTAR ESPADA de SÃO JORGE2 months atrás
-
09:467 Plantas para Cultivar em Bacia· 4 y
-
04:28Como Fazer A Sua Samambaia Crescer Muito· 3 y
-
16:04Poda da Jade Para Aumentar Galhos e Engrossar o Caule· 2 y
-
18:09Cultivando Facilmente Episcia – Lacinho de amor ou Tapete de rainha· 2 y
-
11:41Como Cultivar Planta Maranta
-
04:41Aprenda a Fazer um Excelente Adubo Para Samambaias· 1 y
-
04:51Sensacional – Faz seu LÍRIO DA PAZ Florir Muito – Veja o Incrível Resultado· 3 y
-
14:41Como Cultivar Espada de São Jorge e Conhecer as Diversas Qualidades Que Existem· 3 y