Cantinho do Video

Conheça a diferença entre a Cúrcuma e o Açafrão Verdadeiro

Aqui no Brasil encontramos com muita facilidade a cúrcuma, também conhecida como Açafrão da Terra.

E há também o Açafrão verdadeiro que muitas pessoas desconhecem que existe.

A cúrcuma é uma raiz da família do gengibre, tem sabor ligeiramente amargo e tom amarelado. É uma especiaria incrível, que possui muitos minerais e vitaminas e tem coloração e cheiro similares ao Açafrão, mas com valor excepcionalmente mais barato. Desde que soube dos benefícios para a saúde, tenho usado muito a Cúrcuma. Adoro a cor vibrante dela, um amarelão, que deixa tudo colorido e com um sabor agradável.

Cúrcuma é chamada de açafrão, principalmente nas regiões de Minas Gerais e Goiás, mas não podemos confundir a Cúrcuma com o verdadeiro açafrão o Crocus sativus só por que os dois possuem a coloração amarelada. A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira.

O ciclo é de aproximadamente oito meses; pode variar algumas semanas dependendo da fertilidade do solo e do sistema de irrigação implantado. A planta pode atingir cerca de um metro e meio de altura, e produz folhas grandes de verde escuro intenso brilhante.

Colhem-se os rizomas quando as folhas secarem. Isto normalmente irá ocorrer no período de seca, que para a região do centro-oeste e sudeste ocorre nos meses de junho a agosto. Se por acaso não colher os rizomas eles irão brotar quando iniciarem as chuvas e o período quente. Este ciclo irá se repetir indefinidamente.

Antigamente, os bandeirantes saíam à procura de pedras preciosas pelos rincões brasileiros, e para demarcar as regiões já garimpadas eles plantavam alguns rizomas de Cúrcuma, e com isso esta planta se difundiu por várias regiões.

Esta é uma planta que realmente dá gosto de trabalhar, pois é empregada para uma infinidade de doenças. E a cada dia aparecem novas descobertas. A cúrcuma carrega no ocidente um peso muito grande de ser o condimento barato que substituiu o verdadeiro açafrão. Devido ao seu alto preço no mercado internacional, o açafrão acabou sendo substituído em alguns pratos da culinária europeia pela Cúrcuma. Mas a Cúrcuma possui características totalmente diferenciadas, tanto no aroma, sabor, qualidades farmacológicas e até mesmo na capacidade de colorir de amarelo. Possui sabor e aroma intenso, levemente picante e característico, lembrando um pouco o aroma de terra. É parte constituinte do curry, e é muito empregado na indústria de alimentos, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos.

Já o Açafrão é o pistilo de uma flor lilás e que o preço se justifica pelo grande trabalho em cultivar, colher, separar e secar o pistilo, que possui apenas 20 cm. Possui propriedades nutricionais incríveis como atuação como antidepressivo, redução de acne e fonte de vitamina A e B2.

A flor é a crocus sativus, uma planta da família das iridáceas. Para conseguirmos 1 kg do açafrão seco precisam ser processadas manualmente 150.000 flores em uma área de aproximadamente 2.000 m2. Surreal né?!

O aroma é único e a cor é vibrante e a real é que não existe açafrão barato, pode acreditar. Se achar em feiras e mercados por valores baixos, tenha certeza que trata-se do açafrão da terra/cúrcuma.

Por aqui, achamos com mais facilidade o açafrão vindo do Marrocos com preço aproximado do R$5,00 cada grama. Com ele podemos reproduzir clássicos da gastronomia como a Paella e o Risotto Alla Milanese.

O açafrão é extraído dos estigmas das flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo, região de origem. É considerado como uma das mais caras especiarias do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar em uma área de aproximadamente 2000 m². O açafrão também tem sido empregado para fins medicinais (como por exemplo no emagrecimento), há séculos.

Historicamente foi utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos, atualmente esta sendo amplamente aplicado em regimes de emagrecimento.

Numerosos estudos indicaram que as propriedades do açafrão promovem benefícios à saúde e estão atribuídas principalmente ao crocin, um carotenoide com capacidade antioxidante, que torna a cor amarela brilhante do estigma.

Deixe um comentário!